2.8.10

Um perfeito álibi

Num país como o nosso, onde o Estado continua a ditar o essencial do que acontece, a visita de um membro do Governo é sempre encarada com um misto de reverência e excitação. Em Portugal a iniciativa privada é uma ficção, a independência é uma lenda e a liberdade situa-se a meio caminho entre a estultícia e a verdadeira impertinência. Resulta pois que, se formos suficientemente tontos ou vagamente impertinentes, talvez encontremos o impulso necessário para fazer o que nos apetece, sem dar Cavaco a niguém. De outro modo, sempre a república (com minúscula) encontrará por onde nos comprimir a vontade e o melhor mesmo será recebermo-la, penitentes, como uma benção celestial.

É o que acontece, o mais das vezes, quando um ministro, um secretário de Estado, ou qualquer outra aproximação divina, desloca a sua excelência por esse Portugal afora, promovendo roteiros e peregrinações de toda a sorte, sempre coroados por essa modalidade institucional do autógrafo que é o muito respeitável “descerramento de placa”. Vem este despropósito a propósito da vinda da senhora ministra da cultura à plácida cidade dos estudantes. E, fazendo fé no que reporta a imprensa, da encantadora afirmação de que Coimbra é “uma cidade que tem uma tradição cultural fantástica, com grandes intelectuais e pensadores, mas que agora terá sido ultrapassada por Lisboa, Porto e até por outros centros urbanos do país”.

Ora, à expectativa pueril com que sempre se recebe um membro do Governo, há-de corresponder, pelo menos, uma especial cortesia, como que um unguento a prometer, se não a cura, ao menos a extrema-unção. E mesmo admitindo, neste caso, um arremedo de confrontação política entre os planos governamental e autárquico, o resultado ficou, como aliás era previsível, muito aquém do desejado.

Face à obscenidade política de se pretender justificar todas as insuficiências coimbrãs com o desfavor do Governo, não pode este trazer a Coimbra senão uma mensagem positiva e medidas concretas, sob pena de continuar a dar ao PSD um perfeito álibi.

Publicado hoje, no Jornal de Notícias.