23.6.09

Goodbye Lenine



Socorro-me de um filme alemão, realizado em 2003 por Wolfgang Becker. Esta coisa de escrever todas as semanas sobre Coimbra é um exercício duro quando não se quer dizer o habitual, da mesma maneira, para não dizer coisa nenhuma. E embora a cidade seja fértil em pequenos folhetins, semanais também, todos se resumem aos problemas de sempre, com os protagonistas de sempre, o que, sejamos francos, já nem merece comentários.

Lembrei-me então da história do jovem Alex que, depois da queda do muro de Berlim, recria no quarto da sua mãe, uma doente e fervorosa socialista, a peculiar atmosfera do marxismo de leste, ocultando-lhe a unificação alemã e ficcionando a derrocada do capitalismo. Goodbye Lenine, na designação originária, é uma história de amor comovente, mas é ainda a metáfora de um fechamento que não deixa perceber, com lucidez, o mundo em redor.

No enredo, o triunfo de Lenine era uma ficção produzida pelo obscurantismo, pelo isolamento daquele quarto preparado, meticulosamente, para esse efeito. Mas o isolamento do bloco de Leste, ele próprio, foi a estratégia possível para, a coberto de outros ventos, lhe ficcionar a chama revolucionária. O que é que isto tem a ver com Coimbra? Nada.

O dr. Encarnação, não sendo uma velhinha entrevada, tinha obrigação de abrir as janelas de vez em quando e perceber a derrocada económica, cultural e social desta cidade. E os que, em seu redor, lhe alimentam a ideia de que tudo vai bem; os que lhe servem o chá a horas certas e lhe preparam as botijas de água quente, não o fazem – se é que alguma vez fizeram – por afecto ou comoção.

Quando, na crónica da semana passada, mencionei o voo rasante dos crocodilos russos, estava a lembrar-me daquela professora de um filho de Brejnev que, à resposta afirmativa de que os crocodilos são aves, replicou resignada que sim, voavam, mas baixinho. Ocorre-me dizer que qualquer coisa vai mal num regime que se nutre, apenas, de adulações e “respeitinhos”.

Hoje, no JN.